domingo, abril 23, 2006

» Quatro Ideias Essenciais «

Tenho algumas ideias e não sei qual delas seria mais adequada para o projecto final da disciplina, então, vou apresentá-las todas...
Os pontos de abordagem seriam:
  1. Banda Desenhada e Filme "Sin City";
  2. Série de Televisão "The O. C.";
  3. Série de Televisão "One Tree Hill";
  4. Filme "Jeux d'Enfants".

Desenvolvendo uma das ideias (porque me parece a mais viável e coerente), gostaria de partir do filme francês "Jeux d'Enfants" de Yann Samuell, em português com o título "Amor ou Consequência". Caso esta não seja apropriada, tentarei desenvolver em pormenor as outras sugestões.

De acordo com a sinopse apresentada no site http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=4825, "Sophie de 8 anos é a rapariga com que todos gozam. Julien é o rapaz que chega em seu socorro. Juntos, eles inventam um jogo perverso de 'Verdade ou Consequência' para manterem as suas almas vivas. O seu jogo torna-se num magnífico vício mútuo. Torna-os mais próximos, mas despedaça os seus corações à medida que passam da adolescência à idade adulta. Estarão eles dispostos a admitir o amor que sentem um pelo outro ou será que não conseguem acabar com o jogo?".

Uma vez que o filme se baseia num jogo, o conhecido "Verdade ou Consequência", a aplicação (cd-rom) em Macromedia Flash ou Macromedia Director poderia ser como que a elaboração do próprio jogo, com opções para o utilizador seleccionar e, conforme as suas selecções, ficar a conhecer a totalidade do filme.

De início, o utilizador teria uma caixa de música (a caixa que permite que a personagem possa propor o desafio ao companheiro) e seria feita uma apresentação inicial, em forma de desafio para o utilizador. Poderiam até ser feitas algumas perguntas iniciais relacionadas com os temas: amor, verdade, realidade, sentimentos, desafio, excentricidade; tudo aquilo que é abordado no filme e conforme a prestação do utilizador, seria determinado se este se encontrava apto para começar a conhecer o filme. Caso contrário, o utilizador teria d seleccionar as respostas certas para avançar.

Depois desta parte inicial, seriam apresentadas partes do filme em animações (Flash ou Director), ou até mesmo partes do filme e, com base nas imagens que eram visualizadas, seriam feitas perguntas ao utilizador baseadas em "Verdade ou Consequência". Se ele adivinhasse, isto é, desse a resposta certa de acordo com o filme, poderia continuar a jogar e, consequentemente, continuar a conhecer a história. Se não acertasse, voltaria ao início e teria de recomeçar. E assim sucessivamente.

Entretanto, em cada "etapa" eram dadas dicas para se ficar a conhecer diversas coisas relacionadas com o filme em questão; perfil das personagens, banda sonora, biografias/filmografias dos actores/realizador/produtor, contextualização "espacial" dos locais de filmagem, inspiração em determinados filmes, segredos de filmagem, diálogos, etc.

O objectivo não é apenas dar a conhecer o filme mas tudo o resto que está "implicitamente" relacionado com o mesmo. A par disto, será dada ao utilizador a liberdade (de certa forma condicionada) de raciocinar acerca das escolhas das personagens, levando-o a reflectir sobre as suas próprias escolhas.

***

De acordo com o ponto 4:

» Nome do aluno: Tânia dos Santos Carvalho

» Nome da Manifestação Artística:

» Título do Projecto: "Atreves-te?"

» Objectivos: dar a conhecer o filme e tudo o resto que está "implicitamente" relacionado com o mesmo; dar ao utilizador a liberdade (de certa forma condicionada) de raciocinar acerca das escolhas das personagens, levando-o a reflectir sobre as suas próprias escolhas.

» Metodologia:

» Referências Bibliográficas:

  • Sites (links) de pesquisa acerca do filme:

- Duelo ao Sol;

- IMDB;

- Cinema 2000;

- Allocine;

- Cinema;

- Unifrance;

- Biosstars.

  • Texto: "El narrador en ficción interactiva", de José Luis Orihuela.
  • Filme: "Jeux d'Enfants", 2003 - Yann Samuell.
  • Música: "La vie en rose" - Edith Piaf.
  • Filme: "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain", 2001 - Jean-Pierre Jeunet.