segunda-feira, maio 15, 2006

» Concretizando... «

Como Jean-Paul Sartre refere na sua obra "O Ser e o Nada" (1943), Quarta parte, "estou condenado a existir para sempre além da minha essência, além das causas e motivos dos meus actos. Estou condenado a ser livre. Isso quer dizer que nenhum limite para a minha liberdade pode ser estabelecido excepto a própria liberdade, ou, se você preferir; que nós não somos livres para deixar de ser livres."

É óbvio que o filme teria outro final e, obviamente, outro impacto se fossem feitas outras escolhas... Então, porque não tornar isso possível?!

Sendo um pouco mais concreta, a minha ideia é dar a conhecer o filme "tal qual ele é" mas também pretendo dar ao utilizador a liberdade para escolher o final que preferir; estabelecendo um paralelismo com a própria vida, que avança com base nas escolhas que nós próprios fazemos; "somos livres de fazer as nossas próprias escolhas"...
Assim sendo, seriam mostradas partes do filme (video ou até mesmo imagens paradas em sequência) para introduzir cada pergunta. Em cada pergunta seriam apresentadas três (ou mais?) opções e o utilizador teria de optar por uma delas e, conforme a selecção, avançaria para a "secção" seguinte e assim sucessivamente até ao final do filme. Existiriam três (ou mais?) "supostos" finais, conforme as opções seleccionadas, propostas por mim mesma, é claro, mas sugeridas pelo utilizador.

Como teria sido o filme se as escolhas tivessem sido outras? Como seria o filme se pudessemos optar por um final diferente, ou antes, se pudessemos pensar nisso como um jogo? E se a nossa própria vida não é mais do que um jogo em que apostamos, seleccionamos, arriscamos...?

A aplicação seria um jogo. Um jogo baseado na brincadeira estabelecida pelos protagonistas do filme em que diversas vezes ao longo do filme é feita a pergunta "cap ou pas cap?", que em português significa "atreves-te ou não?", baseado no conhecido jogo "Verdade ou Consequência?".


***

Nesta próxima fase, irei dividir o filme em capítulos e contar os desafios que são feitos no filme. Posteriormente, elaborarei um esquema de ligação entre os mesmos para ser mais facilitada a tarefa de formulação de perguntas/opções e respectivas respostas.

1 Comments:

At quarta-feira, maio 17, 2006 12:15:00 da tarde, Blogger Filipa Moreira said...

Eu acho que o professor tem razão... Se o mote é Verdade ou Consequência, então talvez o numero dois para as hipóteses seja o melhor.
Acho que fazes bem em dividir o filme por desafios. VAis ver que isso vai tornar o teu trabalho mais facilitado e as ideias mais claras.

 

Enviar um comentário

<< Home