terça-feira, maio 23, 2006

» Reformulação # 2 «

Como se uma reformulação não bastasse, cá vai mais uma... Tem de ser! É para o que estamos... É a vida...

Então, é o seguinte...

Mantém-se a ideia inicial do jogo, só que agora passou a ser uma espécie de Jogo da Glória ou Jogo do Ganso, no qual cada casa (cerca de 40?) contém excertos do filme que o utilizador visualiza assim que lá chegar.

Para começar a jogar, o utilizador começa na casa #1. Depois de se encontrar na casa, é-lhe feito um desafio; ele tem de aceitar ou não. Se aceitar, visualiza o excerto disponibilizado na casa e é feito um novo desafio, para avançar para a casa seguinte (que pode não ser a #2). No fundo, o utilizador aceita a proposta de leitura não linear que o próprio jogo lhe faz. Pode ser dito nessa casa para avançar mais 3 casas, por exemplo. Se não aceitar, pode ver o filme normalmente, avançando de casa em casa (de um em um). Mas, atenção, o utilizador só dispõe de 5 possibilidades de escolher "não" e vai sendo avisado das possíbilidades que lhe restam. Quando se esgotarem estas possibilidades, o utilizador é obrigado a aceitar sempre.
Aqui, o objectivo é andar de casa em casa para ver o filme da forma que mais convier ao utilizador; dando-lhe várias possibilidades sem, no entanto, lhe dar total liberdade de escolha. O utilizador tanto avança uma casa como retrocede três, por exemplo, e assim sucessivamente até ao final do jogo.
O final do jogo será, como é óbvio, chegar à casa #40, mesmo que não tenha visto todos os excertos. Desta forma, o utilizador até pode sentir-se empolgado em voltar a jogar para conhecer a história toda e visualizar os excertos que restam.

Pensei nas seguintes possibilidades:
  • Para chegar a cada casa, o utilizador tem de lançar o dado em cada jogada e, conforme o número que saia, avança automaticamente para a casa correspondente, em vez do seu avanço ser sugerido pela própria casa;
  • Existirem níveis e casas que dão passwords para um determinado nível, para o utilizador, quando voltar a jogar o jogo, poder começar de onde deseja e não ter de passar por tudo novamente;
  • Sempre que o utilizador alcança um nível tem acesso a outros conteúdos, tipo fotos, uma entrevista, cenas das filmagens, etc. Seria uma espécie de bónus (para além do excerto; o utilizador só escolhe se quiser). Além disso, evitaria que se tornasse tão monótono, para não estar sempre a mostrar só vídeo.

2 Comments:

At terça-feira, maio 23, 2006 1:54:00 da tarde, Blogger martinha said...

hey hey!!

eu nao conheço o filme, admito! mas sim senhor tens ai pano pa mangas!!

Se tens assim tnto material é realmente interessante por espalhado pelo jogo todo! :)

Continua!

 
At quarta-feira, maio 24, 2006 9:11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ok, tânia, parece q tudo começa a ter mais lógica!
agora é como diz a marta: mto trabalho para dividir o file em clips e começar a construir a lógica de encadeamento no jogo (atenção aos "saltos" q possam existir sem lógica nenhuma e q impeçam o entendimento). fiquei contente com a proposta :) bom trabalho, paulo frias

 

Enviar um comentário

<< Home